Canecas de Cerveja: Uma experiência Sensorial!

Muito utilizado em diversos lugares do mundo, o chope vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, graças à tendência das bebidas artesanais e da busca pela originalidade da experiência. Presentes em praticamente todos os locais onde há venda de chopp, as canecas têm diferentes tamanhos e estilos. Continue conosco para conhecer mais sobre as canecas de chopp!

Primeiro, o mais importante:

  • Canecas de chopp podem ser de diversos materiais, sendo as mais comuns atualmente de alumínio e vidro. Antes, a fabricação era exclusiva em porcelana.
  • Servindo como recipiente para bebida, sua imponência e estilo fornecem também uma opção de decoração. Esses canecos chamam a atenção na cristaleira ou saindo do freezer, cobertos de gelo.
  • São ótimas opções de presente, muitas vezes o conjunto perfeito para dar com aquelas cervejas artesanais para a pessoal especial.

Guia de Compra

Beber é uma das atividades sociais mais realizadas. Em pequena escala, o álcool é capaz de relaxar o corpo e trazer leve sensação de euforia. Ter uma caneca de chopp para isso é ser diferenciado em vários quesitos. E nós vamos te explicar o porquê.

Caneca de Chopp: Por que utilizar?

Desde pequeno você é orientado a beber líquidos, principalmente água. O recipiente era aquele mais à mão: xícaras de café, copos de vidro, copos infantis com bico na ponta, copos plásticos moles ou rígidos. Com isso, você foi crescendo e mantendo a ideia de que basta o recipiente para se tomar o líquido. Claro que, o tempo e o discernimento ensinam algumas coisas, mas somos criados assim. O resultado é que nos surpreendemos quando somos servidos em recipientes diferentes. Seja café, suco, água ou bebida alcoólica, costumamos dar “valor” à apresentação do líquido. Até porque, um dos grandes prazeres da degustação está no visual. Você não costuma ver cerveja tomada em xícara, ou vinho em copo de requeijão, certo? Da mesma forma, uma caneca de chopp tem em uma de suas funções a apresentação estética. De acordo com especialistas em bebidas, os copos onde elas são servidas tem capacidade de alterar seu sabor. E isso é aplicável em algumas proporções também ao chopp. Quer saber se vale a pena ter um caneco de chopp? Vamos considerar juntos.

Caneca de Chopp: Existem tipos diferentes?

Diferente da cerveja, em que cada estilo da bebida tem uma recomendação diferenciada para o formato do corpo, o caneco de chopp é algo mais rústico. Ele se enquadra nos padrões de outras bebidas etílicas, como o uísque ou mesmo o conhaque, onde existe um modelo de copo/taça para degustação. Canecas de chopp possuem formato circular e uma base reta para apoio nas superfícies. Têm uma asa de abertura larga (diferente das xícaras, por exemplo), onde se é possível colocar a maioria dos dedos, para facilitar a elevação do peso.

As canecas de chopp podem ser fabricados em diversos materiais:

Vidro

Podem ser parecidos com os copos comuns, porém, geralmente são de constituição mais robusta com paredes e asa mais grossas, principalmente devido ao volume que são capazes de comportar. Quanto maior o caneco, mais espesso costuma ser o vidro. A consequência é um acessório robusto e pesado, ideal para você imaginar que ao menos está malhando um pouquinho enquanto bebe. O principal efeito de um caneco de vidro é o foco totalmente na bebida, enaltecendo a coloração e aspecto. Também é mais fácil ter controle da quantidade de colarinho (espuma), que tem um tamanho ideal e “rouba espaço do líquido” se não utilizada corretamente.

Alumínio

Canecos de alumínio têm como principal vantagem a resistência do material. Eles podem ser brindados com força e até mesmo caírem no chão. Nesse caso, o único problema será o líquido derramado. A caneca de alumínio também utiliza parede dupla, significando uma menor influência da temperatura externa sobre o líquido, que esquentará mais lentamente. Contudo, se perde todo o apelo estético da bebida, que ficará escondida dentro do metal.

Porcelana

Já foi um dos canecos mais utilizados, mas hoje é mais decorativo. Geralmente são bem estilizadas com desenhos e moldes, são também pintados em diferentes cores e alegorias. É aquele com maior fragilidade dentre os tipos. Costumam ser encontrados em diferentes tamanhos, pois também tem um grande apelo decorativo. Como nós acreditamos muito no poder das tabelas, vamos te apresentar uma comparando esses três materiais.

Caneca de chopp x Copo comum

Na maioria das festas e eventos públicos, há um enorme desperdício de copos pelo uso do modelo plástico, que impacta diretamente a natureza onde estamos inseridos. Eles podem até ser leves de manejar, é verdade, mas isso os torna frágeis a qualquer tipo de choque. Da mesma forma, as paredes dos copos normais (plástico, cristal, até vidro) costumam ser bem menos espessas que a da caneca. Isso significa que os 36,5°C de sua temperatura corporal vão ficar em contato quase direto com o copo. O resultado é uma bebida cujo consumo precisa ser rápido. Para você ter uma ideia, a temperatura ideal para o consumo do chopp fica entre 6 a 8°C.

Vamos comparar a caneca de chopp com um copo comum:

Critérios de compra: Fatores para comparar as canecas de chopp

Sejamos sinceros, uma caneca de chopp é exatamente o que aparenta ser. Assim como o chopp que vai dentro dela, a principal condição para ambos é a seguinte: ou é boa, ou não é.

E para garantir que você adquira uma boa caneca de chopp, vamos deixar claro o que você realmente precisa levar em consideração para a compra:

  • Durabilidade
  • Tamanho (e peso)
  • Peso
  • Personalização

Durabilidade

Uma caneca de chopp terá sua durabilidade proporcional a como for utilizada, é verdade. Claro que canecos mais robustos (ou metálicos) vão permitir uma vida útil maior, com os cuidados necessários. Imagine onde pretende utilizar (ou levar) a caneca, e quais as condições do local. Se existem muitos riscos, a melhor opção é um caneco de alumínio, que te proporcionará maior segurança e resistência. Outra opção durável são as canecas de vidro com paredes largas. Algumas chegam a ter mais de 0,5 cm de espessura! Se você pretende utilizar em casa e em pequenas reuniões sociais, não é preciso muita preocupação com a durabilidade. Certifique-se apenas de que pessoas confiáveis vão lavar e enxugar a sua caneca. Por via das dúvidas, lave-a você mesmo.

Tamanho

Você vai comprar uma caneca de chopp para degustar essa bebida, não é mesmo? Pois então, saiba que na maioria dos locais existe uma padronização da quantidade vendida. É comum você encontrar essas opções: 300 ml, 500 ml e 700 ml. Opte por um caneco que esteja adequado ao volume padrão do que você pretende beber. Se estiver em casa, é provável que esteja bebendo de um growler, então o volume não faz tanta diferença. Mas em qualquer lugar que você vá, é sempre um momento especial ver um caneco de chopp enchendo, ou virar toda uma garrafa de chopp nele sem nada esbordar.

Peso

Prepare os músculos, pois canecos de chopp podem pesar bastante. Principalmente os de vidro e porcelana, pois quanto maior a resistência e tamanho deles, mais pesados. O único que não possui tanta variação no peso é o caneco de alumínio, devido à leveza do material. Sendo assim, avalie sua capacidade de levantar peso e o quanto você quer isso para todo o momento de beber. Os copos maiores e mais bonitos costumam ser os mais pesados.

Personalização

No Brasil, há um consenso de que todo produto pode ser incrementado. Com o caneco de chopp não é diferente. Seja por meio de impressão no recipiente, pelo uso de letras termossensíveis (algo muito legal), existem várias opções de personalização. Inclusive, existem canecos que tem instalado uma sineta, para seu utilizador informar quando o mesmo está vazio.

Dicas e curiosidades

  • Não utilize copo gelado. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida e pode alterar o sabor e a temperatura correta ideal para se degustar a cerveja.
  • Lave seus copos sempre à mão. O sabão que sobra no copo pode estragar a cerveja e o seu creme. Seque, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos.
  • Jamais retire os copos do escorredor e sirva logo em seguida. Os copos de cerveja devem estar sempre na temperatura ambiente para receber a bebida.
  • 60 a 80 por cento do gosto da Cerveja é determinado pelo olfato.

A experiência de tomar uma cerveja é muito intensa e única! Ela passa diretamente pelo copo (literalmente). Por isso não deixe de degustar sua cerveja no copo certo e eleve o potencial do sabor a outro nível!

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA CANECA VIKING!

Referência: www.hominilupulo.com.br

3 comments

  1. Samuel Rosa
    72

    Bom dia, quanto custa a caneca de 300 ml.

  2. Mauro Filho
    65

    Adorei a caneca comprei duas, diferenciadas

  3. Jóse Maurício
    68

    Belissima! boa qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reprodução não autorizada.