A História do Crucifixo

O crucifixo é a cruz de Cristo. Para nós, cristãos, representa a relação entre vida e morte, o mundo espiritual e o mundo terreno, a condenação e a redenção.

Jesus escolheu o caminho da cruz para salvar a humanidade e manifestar o amor da Santíssima Trindade pelos homens. Para os católicos, a cruz, como lugar do sacrifício de Cristo, é o princípio da salvação dos homens. Os cristãos a veneram professando nela sua esperança: “Salve, ó Cruz, única esperança” (CIC 617).

Ela é entendida como uma ponte para o bem, o caminho mais correto, que liga o homem a Deus. Através do sacrifício, deixam-se os pecados para trás, aceita-se o próprio destino e, então, vive-se em paz.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a conversão se realiza na vida cotidiana por meio de gestos de reconciliação, do cuidado com os pobres, do exercício e da defesa da justiça e do direito, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência, pela direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. “Tomar sua cruz, cada dia, seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência” (CIC 1435).

A cruz em si não tem nenhum sentido, portanto é necessário o Cristo para seu completo sentido. O crucifixo não deve ser usado como amuleto, de forma supersticiosa, mas como sinal de adesão ao Cristo.

Referência: Lirio do Vale

6 comments

  1. Carlos Alberto Lima Da Silva
    4

    Boa tarde Cristo ainda vive essa cruz ela está vazia sabe por que ele reçusitou no terceiro dia para que não tenha mais sacrifício agora temos um contato direto com Deus

  2. Semi alexandre filho
    1

    Deus acima de todos

  3. Genivaldo Silva de Oliveira
    4

    A cruz e o símbolo de muita fé e pais

  4. Danubia Lima
    8

    muito boa história deu pra entende bem o significado muito obrigado.

  5. Luiz Antônio Teixeira
    1

    Realmente é a interessante e verdadeira essa história do madeiro de nosso senhor Jesus Cristo gostei muito

  6. Eduardo Cordeiro dos Santos
    1

    Muito bom ler e conhecer o significado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reprodução não autorizada.